P.S.: tripulação do voo que inaugurou a pista de jactos de Lourenço Marques
Torno com este post scriptum da inauguração da pista de jactos do aeroporto de Gago Coutinho em Lourenço Marques por duas razões.
Uma foi que, consultado no Museu da TAP o diário de navegação do avião que vedes nas imagens, pôde ser identificada toda a tripulação retratada embora com dúvida sobre quem é quem num caso, a saber (da esquerda): Rego, Alice Rosa (ou Freixo), Morão, Freixo (ou Alice Rosa), Clemente, Odete Rei, Dâmaso (Téc. Voo), Pedreira (Nav.), Gouveia (Co-Pil.), Amado (Comandante).
Tripulação do voo que inaugurou a pista de aviões de jacto no aeroporto de Gago Coutinho, Lourenço Marques, 1/6/1970.
A outra, respeita à altura da saia das assistentes de bordo, acima do joelho, em pleno fassismo. Um caso censurável de moda progressista que escapou miseràvelmente à censura, e logo na TAP!… A indigente inteligente Fabíola Carlettis, consultora de Moda e Lifestyle do Observador, explica muito bem como era:
« […] as mini saias e decotes eram censurados. Os looks das portuguesas antes da revolução eram então os vestidos cintados e abaixo do joelho, os saltos muito baixos, a gola alta, padrões florais e xadrez, mas muito discretos. Basicamente o que fosse permitido pelo regime de Salazar.»
Fabíola Carlettis, «A moda portuguesa mudou com o 25 de Abril. Sabe o que se vestia antes?», MAGG/Observador, 24/04/2018 (o itálico no barbarismo é meu, o normando a ferrar o regime é do original).
Estas fardas da TAP, de Louis Féraud (um nome à atenção da consultorinha de moda e lyfestyle Fabíola), foram apresentadas no primeiro trimestre de 1970, de acordo com o noticiado, mas nem assim a censura as viu. Já nas anteriores, apresentadas em 1964, correram quási toda a década de 60 com os censores da moda dos joelhos à mostra dormindo no posto. — Não era desgraçada a censura no Estado Novo?!…
Última nota: o avião nas imagens aqui é o CS-TBD em 1970. Antes, em 1968, depois de recebido na T.A.P., fôra baptizado «Lourenço Marques» num voo sobre esta cidade do Índico, quando a pista do Aeroporto Gago Coutinho ali ainda não estava preparada para receber aviões de jacto.
A sua cabina de pilotagem está hoje preservada como original no Museu do Ar, em Sintra.
Fotografias:
1.ª aterragem na nova pista para aviões a jacto do aeroporto de Lourenço Marques e tripulação do voo (Moçambique, 1/6/1970).
Fotógrafo Cartaxo.
Esp. C.te Amado da Cunha; col. do Sr. Ant.º Fernandes.